Atualize seu navegador!
Notícias

21 de março - Dia Internacional da Síndrome de Down

De norte a sul do Brasil, as Apaes estão prontas para lidar com todos os tipos de deficiência. Mas, neste mês, acontece algo muito especial. O dia 21 é dedicado às comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down.

Foi a data escolhida pela Associação Internacional Down Syndrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3) que as pessoas com síndrome de Down possuem. E, neste ano, a comemoração é ainda mais especial, pois ela coincide com os 50 anos da descoberta da trissomia do cromossomo 21 pelo Dr. Jerome Lejeune.

Síndrome de Down

A síndrome de Down não uma doença. É uma ocorrência genética natural, que no Brasil acontece em 1 a cada 700 nascimentos e está presente em todas as raças. Por motivos ainda esconhecidos, durante a gestação as células do embrião são formadas com 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente.

O material genético em excesso (localizado no par de número 21) altera o desenvolvimento regular da criança. Os efeitos do material extra variam enormemente de indivíduo para indivíduo, mas pode-se dizer que as principais características são os olhinhos puxados, o bebê ser mais molinho, e o desenvolvimento em geral se dar em um ritmo mais lento. Com apoio para seu desenvolvimento e a inclusão em todas as esferas da sociedade, as pessoas com síndrome de Down têm rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, e também aqui no Brasil, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, escrevendo livros, se casando e até chegando à universidade.

Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual

Vamos usar o tema criado para orientação dos trabalhos de mobilização social e articulação da Rede Apaeana em 2009 para convidar nossas famílias e amigos e fazer com que todas as comemorações contribuam para a inclusão plena das pessoas com deficiência na sociedade.

Outras mobilizações

Com o tema "Inclusão para a autonomia", a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, parceira da Fenapaes, mobiliza sua rede para a comemoração desta data tão importante. As comemorações já estão sendo agendadas em várias cidades e, em Brasília, haverá até uma sessão solene na Câmara dos Deputados, que será realizada no dia 30 de março de 2009, às 10h.

Mais informações:
http://fbasd.blogspot.com/